Dicas e Insights sobre o mundo do COACHING

Junte-se a 100,165 leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis no seu e-mail

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

 

COMO MOTIVAR E ENGAJAR A SUA EQUIPE MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA EXPERIÊNCIA COMO LÍDER

03/04/2019

Conquistar a confiança e conduzir uma equipe é um dos principais desafios dos Líderes em qualquer fase da sua carreira, mas para quem está começando agora na função tem um peso ainda maior.
E nesse novo artigo vou te explicar quais as ações você precisa focar para conseguir vencer esse obstáculo e engajar a sua equipe para entregar mais e melhores resultados, mesmo que você ainda não tenha muita experiência na função.

A verdade é que existem dois tipos de líderes.

De um lado, temos aqueles que conquistam o respeito e admiração das suas equipes, despertam neles o senso de comprometimento.

E com isso conseguem fazer as coisas acontecer, sem ficarem sobrecarregados.

A consequência é que esses líderes ficam com mais tempo para se dedicar a parte estratégica, que é o que a empresa espera dele e dessa forma cumprem as suas metas e se destacam na função.

Por outro lado, temos os líderes com a síndrome do FAZ TUDO.

Aqueles que acreditam que se não colocarem a mão na massa e eles executarem, as coisas não vão sair no prazo ou ficar como deveriam.

A consequência disso é que ficam lotados de trabalho, nem tudo acontece como deveria, o lado estratégico fica esquecido, as pessoas desmotivadas, pois passam a se sentirem incapazes e as entregas muito aquém do esperado.

E o que diferencia esses dois grupos são três pontos principais.

Três ações que todos que são ou desejam ser líderes deveriam fazer, mas que na verdade poucos conhecem e raras empresas realizam.

O que mais vemos no mercado são pessoas que por se destacarem nas suas áreas, são convidados para assumirem cargos de liderança.

E essas pessoas são sem dúvidas excelentes no que fazem, muito competentes e acima de tudo comprometidos com os resultados da empresa.

Mas normalmente são literalmente jogados na fogueira, sem o devido preparo para ocupar o posto de LÍDER.

E o resultado disso é que muitas vezes aquela pessoa que era um DESTAQUE acaba por ser visto como INCOMPETENTE, por não conseguir cumprir com o que se espera dele na nova função.

Ou acaba por trabalhar o dobro ou até mesmo o triplo para dar conta das atividades e acaba se frustrando com a tão esperada promoção.

Isso ocorre porque LIDERANÇA, infelizmente é uma “matéria” pouco ensinada, seja nas formações tradicionais, na vida ou dentro das empresas.
Mas ela é completamente possível de ser desenvolvida com sucesso.

O PLANO DE VOO PARA SUA CARREIRA COMO LÍDER DECOLAR

E o segredo para isso, como falei anteriormente está na execução de três passos, que eu resumi como sendo o PLANO DE VOO PARA LÍDERES DE ALTA PERFORMANCE.

Eu já expliquei um pouco sobre ele no artigo anterior, mas vou detalhar aqui para que você saiba como implementar.

Esse é um plano simples e poderoso, composto de 3 etapas principais para ajudar quem está iniciando essa nova fase como supervisor, coordenador, líder de primeira linha ou gerente a literalmente fazer sua carreira DECOLAR.

A sua implementação apresenta resultados surpreendentes pois ele é individual e direcionado para os pontos mais críticos, mas principalmente para os que vão trazer os resultados mais rápidos para a situação e realidade que cada LÍDER se encontra.

Ajudando especialmente em um dos maiores desafios dos novos líderes: engajar e motivar a equipe.
Mas vamos entender melhor como esse plano funciona e também o que você deve fazer para colocar essas ações em prática.

IDENTIFICAÇÃO DOS RECURSOS NECESSÁRIOS PARA INICIAR O VOO.

Esse é o passo 1 do plano e também um dos mais importantes.

Que consiste em fazer um diagnóstico profundo e verdadeiro para identificar as competências comportamentais em relação a liderança que você já tem e precisa potencializar e aquelas que você precisa desenvolver.

É o momento de você conhecer e entender qual o SEU PERFIL DE LIDERANÇA.

Preste muita atenção nessa etapa, pois a identificação do seu PERFIL de liderança é fundamental para você ter sucesso nessa função.

Isso porque se você não se conhecer e entender seus comportamentos, como espera entender as pessoas da sua equipe?

Todos nós possuímos características e comportamentos predominantes e saber usá-los a seu favor é fundamental.

Assim como ter clareza das suas maiores dificuldades inerentes e função de líder vai propiciar um desenvolvimento mais rápido.

Por esses motivos a identificação do SEU PERFIL DE LIDERANÇA, precisa ser feito de forma profunda e VERDADEIRA, pois esse processo de autoconhecimento vai te ajudar a ter mais segurança para as tomadas de decisão, inerentes à função e também apontar quais as suas necessidades de desenvolvimento mais emergenciais.

DOMÍNIO DAS TÉCNICAS ESSENCIAIS DE LÍDERANÇA

Nesse momento você está iniciando uma nova função e para isso precisa aprender técnicas novas, isso é um fato.

E essas novas técnicas são prioritariamente relacionadas com a gestão de equipes e controle dos processos.

Pois para que você não fique sobrecarregado e consiga entregar os projetos e resultados esperados é fundamental conduzir as pessoas que trabalham com você para que executem com excelência as atividades.

E essa condução sem dúvida é um dos primeiros e maiores desafios dos novos líderes.

São inúmeras técnicas disponíveis, desde a organização e delegação das atividades, até o entendimento do perfil de cada membro da sua equipe para colocá-lo no lugar que vai produzir mais e melhor.

Mas nesse momento inicial se eu puder te dar somente uma técnica para você dominar com maestria, minha orientação é que você aprenda a DAR FEEDBACKS.

Existe um processo correto para fazer isso de forma que você estimule as pessoas a darem o seu melhor, que fortaleça o comprometimento delas com os objetivos da empresa e principalmente que não crie uma barreira entre vocês.
Recomendo que você foque no feedback, pois a comunicação assertiva é uma das principais habilidades de um grande líder.

TRAÇANDO NOVAS ROTAS.

Esse é o terceiro passo, mas é muito importante, pois depois de identificar o seu PERFIL DE LIDERANÇA e dominar as TÉCNICAS para estabilizar essa nova etapa da sua jornada profissional, você estará pronto para dar um passo além.

E esse passo é DESENVOLVER NOVAS COMPETÊNCIAS para aprimorar e potencializar o seu perfil de liderança.

Existem vários perfis de líderes, mas é preciso que você aprimore o seu, fortalecendo os seus pontos fortes e construindo as novas competências para se tornar mais completo e assim continuar evoluindo e crescendo na carreira.

Colocando seu PLANO DE VOO em prática você será capaz de sentir os resultados imediatamente.

E posso garantir que você sairá rapidamente dessa turbulência profissional e os seus resultados irão para o próximo nível mais rápido do que você imagina.

Mas você deve construir e seguir esse plano e precisa saber fazer isso do jeito certo.

O PRÓXIMO PASSO IDEAL PARA ACELERAR SEUS RESULTADOS.

E se você quer a minha ajuda pessoal para iniciar essa construção e definir as prioridades que devem ser trabalhadas para que os resultados sejam mais rápidos, tenho um convite especial para te fazer.

Me envie inbox a mensagem “QUERO TRAÇAR MEU PLANO DE VOO”.

Após receber essa mensagem vou entrar em contato com você para agendar uma reunião individual comigo.

Essa é uma reunião GRATUITA que eu faço para pessoas que querem minha ajuda para se tornarem LÍDERES MAIS EFICAZES E DE SUCESSO.

Durante essa reunião nós vamos identificar quais as COMPETÊNCIAS PRIORITÁRIAS que você precisa desenvolver frente ao seu momento atual.

E principalmente vamos definir quais as primeiras ações devem ser realizadas para você sair rapidamente do período de turbulência.

Ao final da reunião você terá todas as informações que precisa e poderá seguir implementando o plano sozinho ou poderá iniciar um trabalho onde eu vou te ajudar a avançar nas 3 etapas de forma segura, rápida e consistente.

Mas não se sinta na obrigação de só agendar a reunião gratuita se tiver o interesse em me contratar. Meu objetivo aqui é realmente ajudar quem está começando, pois sei muito bem como esse período é desafiador.

No entanto eu tenho poucos horários disponíveis e algumas vagas já foram preenchidas.

Portanto se você está sério na decisão de potencializar sua capacidade de liderança, conquistar a admiração da sua equipe e entregar os melhores resultados, agende o seu horário agora mesmo.

Aguardo seu contato.

Um abraço
Roberto Torres

Postado por Roberto Carlos


Roberto Carlos Coach e Hipnose

Roberto Carlos Torres 

 

Empreendedor, Formado em Direito, Pós Graduado em Magistério Nível Superior em Direito, Master Coach, Analista Comportamental, Hipnoterapeuta Clínico, Formado em Reprogramação Mental e Parapsicologia Terapêutica!

Buscar no Blog

Categorias


 

Junte-se a 100,165 leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis no seu e-mail

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Coaching Liderança Produtividade

 

          © 2018 Roberto Carlos Torres. Todos os direitos reservados.